RDA

sábado, 10 de março de 2012

Veganos do Coração participa do evento MULHERES FORA DO SENSO em comemoração ao dia internacional da Mulher.



O primeiro dia de palestras do ciclo MULHERES FORA DO SENSO contou com a participação do grupo Veganos do Coração. Os ativistas montaram uma banca com material educativo sobre o veganismo e ressaltaram a questão dos preconceitos "rascismo = especismo = sexismo", tema que relaciona a proposta do evento (mulheres e suas trajetórias) com a causa animal. Panfletos diversos foram distribuídos.


Como apoiadores do evento, o grupo oportunizou o contato da organização do evento com Fair Soares, a Presidente da ONG Chicote Nunca Mais de Porto Alegre, conhecida protetora dos direitos animais atuante no combate aos maus tratos de cavalos, que palestrou ontem à tarde.

Veganos do Coração também fotografou e filmou as palestras de Fair Soares e Marlene Nascimento, médica veterinária e Presidente do Clube dos Amigos dos Animais de Santa Maria, um dos mais antigos e atuantes grupos de proteção dos direitos animais da cidade.

A proposta do evento foi trazer a experiência pessoal de cada palestrante. Em um ambiente bastante informal e acolhedor, muitas risadas e lágrimas foram arrancadas da plateia.

Fair Soares iniciou sua fala às 17 horas e 30 minutos. Mostrou fotos de antes e depois dos Cavalos resgatados. Com bom humor, alertou que "chamar um cavalo de cavalo não é correto, todos nossos cavalos tem um nome" e emocionou a todos contando a história dos animais resgatados, da crueldade a que são submetidos e sobre o trabalho diário que a ONG faz para salvá-los.


Marlene Nascimento deu enfoque aos dados de mais de 30 anos de luta pelos direitos animais. Expôs seu aprendizado ao longo do tempo e enfatizou que a educação é fundamental para a melhoria das condições dos animais. Apontou dados específicos como a grande responsabilidade da classe média no problema, intrigando os ouvintes que imaginavam ser um problema originário da periferia, da população de baixa renda. Segundo Marlene as ninhadas que nascem na casa da patroa acabam indo para empregados, porteiros etc e acabam nas vilas, onde a população se interessa e se esforça para castrar seus animais.


Confraternização:

O almoço do dia 08 foi no Restaurante Astro Verde, Restaurante Pseudo Vegetariano de Santa Maria (e única opção de almoço na cidade), com a presença de Aline Bäumer idealizadora do evento, Fair Soares, palestrante, e representantes dos grupos Focinhos Felizes e Veganos do Coração.


Após o término das atividades do dia, a organização do evento, juntamente com as duas palestrantes Fair Soares e Marlene Nascimento e um representante dos Veganos do Coração jantaram no Blender Café Bar, primeiro estabelecimento de Santa Maria a ter uma opção Vegana no Cardápio.


Fotos (RSantini/Veganos do Coração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário